MEDICAMENTOS GENÉRICOS
Os Medicamentos Genéricos são medicamentos com a mesma substância ativa do medicamento de referência e atuam do mesmo modo no corpo humano.
Sobre os Medicamentos Genéricos
Os medicamentos genéricos são medicamentos com a mesma substância ativa do medicamento de referência, cujos direitos de propriedade industrial (relativos às respectivas substâncias ativas ou ao processo de produção) expiraram.
Os medicamentos genéricos são equivalentes aos medicamentos de marca em termos de substância ativa e efeito terapêutico. Contêm a mesma substância ativa e têm a mesma forma farmacêutica, demonstrando bioequivalência por meio de estudos. Podem diferir em excipientes, tamanho, cor, forma ou sabor, mas essas diferenças não afetam o efeito terapêutico.
De acordo com o Decreto-Lei n.º 176/2006 de 30 de agosto, são medicamentos com a mesma composição qualitativa e quantitativa em substâncias ativas, a mesma forma farmacêutica e cuja bioequivalência com o medicamento de referência foi demonstrada por meio de estudos apropriados de biodisponibilidade, sujeitos às mesmas disposições legais que os outros medicamentos.
Portanto, são equivalentes terapêuticos em relação aos seus respectivos medicamentos de referência.
A grande vantagem da utilização de medicamentos genéricos é que oferecem a mesma qualidade, eficácia e segurança que o medicamento de referência, mas a um preço mais acessível.
Os medicamentos genéricos estão sujeitos aos mesmos procedimentos europeus dos medicamentos de referência. São cuidadosamente e rigorosamente controlados pelas autoridades competentes.